24 de julho de 2015

SALVE SÃO CRISTOVÃO - Protetor dos viajantes e dos caminhoneiros. - Dia 25 de Julho

      Dia 25 de julho é o dia de São Cristóvão, o dia dos motoristas de todos os tipos – de caminhões pesados e leves, utilitários, ônibus, vans, ambulâncias, automóveis, motos, carroças.

      É o dia de todos os motoristas, também dos “domingueiros”, que só saem com os carros nos finais de semana para passear. Mas é, principalmente, o dia dos motoristas profissionais. Pois eles dirigem para ganhar a vida e precisam de toda a proteção para enfrentar as dificuldades das ruas e estradas.
São Cristóvão é o protetor dos caminhoneiros porque é também o santo que olha pelos viajantes. E o caminhoneiro que cruza nossas rodovias é, antes de tudo, um viajante.
      Existem muitas lendas sobre a vida de São Cristóvão. Uma delas conta que ele foi o filho de um rei e viveu cerca de 200 anos depois de Cristo no Oriente Médio, onde se encontram os países árabes. Quando jovem, era guerreiro forte e valente e grande como um gigante. Seu maior desejo era ser fiel ao homem mais poderoso da Terra e por isso foi soldado do imperador Romano na perseguição aos cristãos.
      Depois de um tempo, resolveu se tornar cristão quando um ermitão lhe mostrou que devia se dedicar à bondade, Dessa forma encontraria o homem mais poderoso do mundo. Passou então a usar a sua força para carregar pessoas que queriam atravessar um rio.
Um dia, apareceu um menino pedindo que o levasse à outra margem do rio.     Ele o colocou sobre o ombro e conforme andava pela água começou a ter a sensação de que a criança pesava cada vez mais. Até o ponto de precisar se apoiar em seu cajado. Já cansado, falou: “Parece que carrego o peso do mundo”. E o menino então lhe disse: “Muito mais do que o mundo inteiro, tu carregaste o senhor do mundo. Sou Jesus a quem tu serves”.
      Esta lenda explica por que o jovem passou a ser chamado de Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”. E, também por que ele foi escolhido como protetor dos viajantes.


0 Comentários :