30 de junho de 2015

Veículos transitando em sentidos opostos...

Dica de Trânsito 


      Segundo estudos, 40% dos acidentes de trânsito ocorrem em vias que se cruzam. Parte desses acidentes ocorre por desrespeito à sinalização de trânsito, como por exemplo, avançar o sinal vermelho do semáforo ou em desobediência à placa PARE. Outra parcela desses acidentes ocorre por falta de conhecimento às regras de trânsito, em especial, cruzamentos de vias não sinalizados. A orientação de hoj...e também é de extrema importância, pois a manobra que mencionares a seguir, também oferece riscos elevados e causam acidentes todos os dias, a conversão à esquerda ou a direita para acessar outra via ou um *lote lindeiro. Conforme a imagem, o veículo 1 (um) pretende efetuar uma conversão à esquerda e o veículo 2 (dois) seguirá em frente!   Pergunto: de quem é a preferência, do veículo 1 (um) ou do veículo 2 (dois)? Se você respondeu veículo 2 (dois) está corretíssimo! O veículo que vai acessar outra via deve aguardar e dar preferência aos veículos que seguem em frente.
Vejamos o que diz o *CTB.
      Artigo 38. Antes de entrar à direita ou à esquerda, em outra via ou em *lotes lindeiros, o condutor deverá:
Parágrafo único. “Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem”.
Jamais force passagem e sempre que perceber que o veículo que vem no sentido contrário vai efetuar uma conversão, se possível pare e deixe-o efetuar a manobra, mesmo que a preferência seja sua, pois atrás desse veículo, pode estar se formando um enorme congestionamento! Seja Cortez no trânsito. As dicas aqui publicadas servem para enriquecer o seu conhecimento sobre regras de trânsito com foco na prevenção de acidentes e na atualização dos condutores! Obrigado a você que leu mais esta orientação de trânsito. Repasse o que você aprendeu, pois a informação só tem valor quando ela é divulgada!
      *Lote Lindeiro – aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita. (Exemplos de Lotes Lindeiros: Estacionamento de comércio, garagem de casa) - *CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O PRIMEIRO BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO ESTÁ PREOCUPADO COM A SUA SEGURANÇA NO TRÂNSITO!
CONTE SEMPRE CONOSCO...

fonte: https://www.facebook.com/primeirobatalhaodepoliciadetransitopmesp 

0 Comentários :