10 de dezembro de 2014

Mudança gera resistência

      Desde 1998 a bicicleta foi considerada veículo e incluída como tal no Código de Trânsito Brasileiro. A bicicleta, um veículo movido a propulsão humana passou a ter direito de trafegar pelas ruas e estradas das cidades e do país. 

      Governos de muitas Cidades e Estados brasileiros, têm realizado importantes investimentos na melhoria da mobilidade dos grandes centros, incentivando a integração entre os diversos modais: ônibus, trens, metrôs, carros e bicicletas.
      Em uma cidade como São Paulo cujo crescimento se deu de forma desorganizada, implacavelmente a implantação de um novo sistema de locomoção vai gerar estresse e desconforto aos cidadãos durante um período, até que se estabeleça uma nova ordem.Com a implantação do sistema cicloviário da cidade não tem sido diferente, o desconforto e polêmica estão presentes. Mas certamente, daqui para frente a população sentirá os benefícios desta importante iniciativa.
     Toda inovação gera resistência, porém a médio e longo prazos os benefícios superarão os desconfortos do momento inicial. A implantação das ciclovias tem gerado não somente polêmica, mas principalmente confusão de entendimento de como se deve dar o uso das mesmas.

      É importante que a população entenda que a existência de ciclovias não se dará em 100% das ruas da cidade e que o ciclista, não necessariamente, só poderá trafegar por ciclovias. Uma vez a bicicleta sendo um veículo, é conferido a mesma o direito de trafegar pelas ruas e estradas da cidade.
Leia mais, em Ciclofemini.

Claudia Franco - empresária, formação em administração de empresas e informática. Atuou durante 32 anos no segmento de tecnologia da informação e nos últimos 15 anos com tecnologia para educação e capacitação de professores. Atualmente atua como consultora de empresas e lojas no segmento esportivo. É colunista das mídias: Revista Bicicleta, Revista Ehlas e Portal WebVenture. É atleta amadora de mountain biking e personal biker.
Idealizadora do projeto Ciclofemini. Ministra palestras motivacionais, cursos para pessoas aprenderem a pedalar ou desenvolver habilidades e técnicas quando já pedalam. 

0 Comentários :