20 de outubro de 2014

A 8 ° edição do programa CET no Seu Bairro será realizada de 20 a 24 de outubro

Até agora, 49 regiões já foram atendidas pelo programa. 
 
 
A oitava edição do programa CET no Seu Bairro acontece na semana de 20 e 24 de outubro em mais sete bairros da Capital. As bases itinerantes do programa estarão disponíveis para atendimento às demandas da população de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
O programa contempla a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal), recuperação de semáforos e revitalização de abrigos/totens de ônibus, bem como eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito.
Por mês, sete regiões são atendidas, totalizando até o momento 49 regiões contempladas desde o início do Programa. Os bairros contemplados nesta oitava edição do programa estão especificados no mapa e detalhados logo abaixo:

1)     Jardim Brasil/Terminal de Cargas- região Centro Norte (Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme)
Posto móvel: Praça Erotides de Campos
2)   Vila Campestre- região sul (Subprefeitura do Jabaquara)
Posto móvel: Rua Santo Estevão x Avenida Rodrigues Montemor
3)   Jardim Aurélio/Jd Ipê/Parque Sonia/Jd. Rosana- região oeste (Subprefeitura de Campo Limpo)
Posto móvel: Rua Antonio Manuel Fernandes x R. Gastão Raul de Fourton Bousquet
4)   Jardim Clíper- região sudoeste (Subprefeitura de Capela do Socorro)
Posto Móvel: Rua Aden, 93 (campo de futebol)
5)   Jardim São Paulo- região Leste (Subprefeitura de Guianases)
Posto móvel: Praça Nossa Senhora da Glória x R. Feliciano de Mendonça
6)   Cidade Líder - região sudeste (Subprefeitura Itaquera)
Posto móvel: Avenida Osvaldo Valle Cordeiro x R. Henrique Rodrigues Peres
7)   Jardim Britânia/Morro Doce- região noroeste (Subprefeitura Perus)
Posto móvel: Rua Coronel José Gladiador, próximo à Rua Ilha do Ouro (córrego)

Balanço das sete etapas do CET no Seu Bairro
A CET concluiu o balanço das melhorias realizadas nas sete etapas do CET no Seu Bairro. Do início até o momento foram sinalizadas mais de 3.786 faixas de pedestres, repintadas 1.525 lombadas, além de construídas mais de 611 deste dispositivo de sinalização, entre outros serviços e atividades de educação de trânsito. O destaque é o número de pessoas atendidas em Educação no Trânsito: 88.333 entre estudantes e munícipes.
Abaixo a segmentação de cada item:

Ações
Total das etapas 1 a 7

Placas (Un)
9.190

Sinalização Horizontal (m2)
98.619

Sinalização
Mini Rotatória (un)
41

Travessia de Pedestres(un)- nova pintura
3.786


Áreas para embarque/desembarque de escolares
140


Áreas para embarque/desembarque de ônibus
155


Pintura de Lombadas
ii 1.525

Construção de novas lombadas (un)
611

Remoção de lombadas(un)
679

Manutenção em semáforos(serviços executados-(un)
229


Cruzamentos semafóricos revitalizados (un)
245


Semáforos Novos implantados
4



Revisões semafóricas em semáforos existentes

284

Escolas atendidas
224


Ações de educação de trânsito
1.268


Alunos/Pessoas orientadas
88.333


SPTRANS

De acordo com os dados da SPTrans e da concessionária responsável pela manutenção dos pontos de ônibus na cidade, nas sete primeiras ações do CET no Seu Bairro foram instalados 895 novos equipamentos, entre abrigos e totens e foi realizada a manutenção em 276 paradas.
Conceito

Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa CET no Seu Bairro é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal: além da CET, as Subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam.
O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária. Por mês, sete regiões serão atendidas, totalizando 70 visitadas até o final deste ano. O cronograma do Programa está estruturado da seguinte forma:

-         As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possui sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais;
-         A terceira semana do mês é marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes;
-         Na quarta e última semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário, além de continuidade das implantações.

Ações educativas

Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em algumas escolas selecionadas nas sete regiões considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas de teatro, bate papo com o marronzinho em sala de aula, caminhadas da cidadania, palestras, etc.

0 Comentários :