3 de setembro de 2014

CET implanta “Área 40” em vias na Região da Lapa

A ação visa aumentar a segurança para os usuários e incentivar o melhor compartilhamento do espaço urbano. A Lapa será a segunda região a receber esta operação, que começou pela Região Central da Cidade no final de 2013.
A Companhia de Engenharia de Tráfego irá implantar na segunda-feira (01/09) a Área 40 em vias na Região da Lapa. A Área 40 é um programa de segurança viária no qual a CET padroniza a velocidade máxima de um perímetro de ruas em 40km/h. A medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
O local que agora recebe esta intervenção tem cerca de 0,8 km² e é delimitado pelas Ruas Clélia, Carlos Vicari, Guaicurus, John Harrison e Doze de Outubro. Abaixo o mapa.

A região da Lapa concentra grande volume de pedestres e ciclistas, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, principalmente os que se deslocam a pé. Os pedestres representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo.   Na área em que a CET fará a intervenção aconteceram 13 atropelamentos, sendo 1 fatal, e 9 acidentes com vítimas no ano de 2013.
Apesar da redução de cerca de 5 % no número de mortes de pedestres alcançada em 2013 (de 540 em 2012, para 515 em 2013) na cidade de São Paulo, as ações em defesa da vida precisam e vão ser intensificadas em busca de números cada vez menores.
Em continuidade às ações visando ao melhor aproveitamento do espaço público e de forma a estimular o convívio entre os vários grupos de usuários do sistema viário, a CET está elaborando projeto de ciclovia, que deverá ser implantada em breve nesta região.
Para implantação da Área de Velocidade Reduzida na região da Lapa serão utilizadas 84 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de 200 m² de sinalização horizontal em vias afetadas pela mudança.
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar a intervenção e orientar o tráfego na área.
A Equipe de Segurança da CET continuará monitorando as ocorrências de acidentes, para avaliar os resultados das medidas implantadas nesta região.


Recomendações ao público
  •         Respeite a sinalização;
  •         Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi);
  •         Se necessitar pedir informações proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  •         Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila   dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
  •         Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
  • Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

0 Comentários :