25 de julho de 2014

Dia Mundial do Motociclista - 27 de Julho - Parabéns pelo seu dia.

   
    Motociclista bombeiro, motociclista operador de trânsito, motociclista entregador, motociclista mecânico... que também é motociclista avô, ou motociclista pai, ou motociclista filho... 
      Dia de celebrar as conquistas. Hoje, além de ser um modo de transporte a moto é também uma ferramenta de trabalho importante para que São Paulo possa continuar sendo o grande centro econômico, financeiro, comercial, turístico e de serviços do Brasil. Com o crescimento da frota de automóveis e o consequente aumento de congestionamentos e de lentidão de tráfego, gerou uma necessidade de modificação de hábitos relacionados ao transporte.       A Motocicleta, um veículo versátil acabou sendo uma ótima saída, favorece a mobilidade e muitas atividades são desenvolvidas uma vez que, sendo um veículo que ocupa menos espaço, possibilita a execução de serviços que seriam impossíveis a outros tipos de modal de transporte.
      O fato de a motocicleta possibilitar ao seu ocupante maior mobilidade, fez com que esta atividade se transformasse em uma profissão atualmente essencial para a cidade. O reconhecimento da profissão de motofretista trouxe a este trabalhador outro status. A obrigatoriedade de uma formação mais criteriosa deste condutor contribuiu para uma mudança de comportamento deste usuário na via. Com isso foi possível uma maior aceitação e respeito por parte dos condutores dos outros veículos.
      Mesmo assim, o desafio continua. Temos que avançar no que diz respeito aos valores relacionados à convivência e compartilhamento de espaços públicos. Ainda que pequena parte da população tenha compreendido que é necessário repensar as nossas formas de transporte, devido os danos causados pelas opções que temos feito nos últimos anos, não chegamos ainda a uma situação ideal de conscientização. Falta também equacionar satisfatoriamente o desafio de promover mobilidade, sem que a única opção seja pelo transporte em automóveis.

Ana Kind e  Andrea Nunes - Psicólogas e Educadoras de Trânsito - CET SP.

0 Comentários :