25 de junho de 2014

Nova ciclovia entregue na sexta, 20, na Zona Oeste

A via é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Subprefeitura da Lapa e será entregue às 10h pelo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto
A Avenida Escola Politécnica, na Zona Oeste, terá uma nova ciclovia a partir de sexta-feira, dia 20. Com 1,7 Km de extensão e duplo sentido de direção, está instalada no canteiro central. Neste ano, a cidade ganhou 5,2 km de vias desse tipo, além de 63 km existentes anterior
mente. 
A ciclovia vai do entroncamento da Av. Corifeu de Azevedo Marques/Av. Jaguaré (Praça César Washington de Proença) até a ligação com a Av. Professor Luciano Mello Moraes (Portaria 2 de acesso à Cidade Universitária). O projeto e sinalização foram executados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), e a construção coube à Subprefeitura da Lapa.

A CET aprimorou a sinalização na Av. Escola Politécnica, com a implantação de travessias rodocicloviárias nos seguintes cruzamentos:

1.           Av. Escola Politécnica com Av. Jaguaré (Praça César Washington de Proença);
2.           Av. Escola Politécnica com Av. Kenkiti Simomoto;
3.           Av. Escola Politécnica com Av. Torres de Oliveira;
4.           Av. Escola Politécnica com Av. Professor Luciano Mello Moraes.
Ainda na demarcação da nova pista segregada para o uso exclusivo de bicicletas, estão sendo usados 850 m2 de sinalização horizontal, 14 placas de trânsito indicando “Circulação exclusiva de bicicletas”, 45 placas de regulamentação e advertência, além de grupos focais semafóricos destinados ao público ciclista.

Expansão da rede cicloviária

No começo de junho, Jilmar Tatto anunciou a expansão da rede cicloviária em mais 400 Km de ciclovias a serem construídos até o fim de 2015.

Com custo total de R$ 80 milhões, a proposta tem o apoio financeiro do Fundo Especial de Meio Ambiente (Fema), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O Conselho do Fundo aprovou, no dia 11 deste mês, uma verba de R$ 10 milhões para ser investida ainda este ano.

No dia 7, o primeiro trecho, de 1,4 Km, foi inaugurado no Centro Histórico, ligando o Largo do Paiçandu à Sala São Paulo, no Centro Cultural Júlio Prestes. No dia 14, a Av. Eliseu de Almeida, na Zona Oeste, recebeu 2,1 Km de ciclovia bidirecional entre as ruas Santa Albina e Camargo.

Padrão cicloviário

As novas ciclovias devem, conforme diretrizes definidas pela CET, seguir o seguinte padrão:
·         Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
·         Conectividade dos trajetos
·         Linearidade: menor distância possível na viagem
·         Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
·         Integração modal com transporte de média e alta capacidade
·         Uso da estrutura como meio de transporte
·         Preferência por ruas secundárias
·         Não se eliminar a faixa de rolamento
·         Implantar preferencialmente no lado esquerdo
·         Ser preferencialmente bidirecional

Serviço:

Entrega da ciclovia da Av. Escola Politécnica

Ø  10 horas: início de vistoria, com trajeto a ser feito de bicicleta pelo secretário Jilmar Tatto – Avenida Escola Politécnica no entroncamento com Av. Corifeu de Azevedo Marques/Av. Jaguaré (Praça César Washington de Proença)

Ø  10h15: Final da vistoria e atendimento à imprensa, Avenida Escola Politécnica junto da Av. Professor Luciano Mello Moraes (portaria 2 de acesso à Cidade Universitária)

Recomendações ao Público
ü  Respeite a sinalização;
ü  Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
ü  Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
ü  É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

0 Comentários :